terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Associações de críticos elegem os melhores do cinema em 2011


Diversas associações de críticos de cinema dos Estados Unidos divulgaram neste domingo (11) suas listas com os melhores filmes do ano. Críticos de Nova York, Los Angeles, Boston e São Francisco votaram e o filme “The Artist” saiu vencedor em duas cidades.


Os críticos de Boston e Nova York elegeram o longa como o melhor do ano. A associação de Boston também deu prêmios para Martin Scorsese (melhor diretor por “A Invenção de Hugo Cabret”), Brad Pitt (melhor ator por “Moneyball”), Michelle Williams (melhor atriz por “My Week with Marilyn), Albert Brooks (melhor ator coadjuvante por “Drive”) e Melissa McCarthy (melhor atriz coadjuvante por “Missão Madrinha de Casamento”).



Em Nova York, “The Artist” levou também o prêmio de melhor diretor para Michel Hazanavicius. Michael Shannon, de “Take Shelter”, foi o melhor ator e Meryl Streep, de “The Iron Lady”, a melhor atriz. O elenco de “Missão Madrinha de Casamento” também foi premiado.

A associação de críticos de Los Angeles escolheu um filme diferente. “The Descendants” foi o premiado na categoria principal. O prêmio de melhor diretor ficou com Terrence Malick, por “Árvore da Vida”. Nas categorias de atuação foram premiados Michael Fassbender (melhor ator por “Um Método Perigoso”, “Jane Eyre”, “Shame” e “X-Men: Primeira Classe”), Yun Jung-hee (melhor atriz por “Poetry”), Jessica Chainstain (melhor atriz coadjuvante por “Coriolanus”, “The Debt”, “The Help”, “Take Shelter”, “Texas Killing Fields” e “Árvore da Vida”) e Christopher Plummer (melhor ator coadjuvante por “Beginners”).
Já os críticos de São Francisco foram de “Árvore da Vida” como o melhor filme de 2011. Terrence Malick também venceu como o melhor diretor. Gary Oldman (melhor ator por “Tinker Tailor Soldier Spy”), Tilda Swinton (melhor atriz por “Precisamos Falar Sobre o Kevin”), Albert Brooks (melhor ator coadjuvante por “Drive”), Vanessa Redgrave (melhor atriz coadjuvante por “Coriolanus”) foram os atores premiados. “Tinker Tailor Soldier Spy” também levou o prêmio de melhor roteiro adaptado, enquanto “Margin Call” ficou com o de roteiro original.