sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Britney Spears não é mais a mesma...


Por quanto tempo dura um título? Elvis Presley segue no posto de Rei do Rock. E Britney Spears? Conseguirá manter para sempre seu posto de princesinha da música pop?

É difícil falar do futuro quando temos no centro das discussões uma artista que passou por tantos altos e baixos.

Do final da década de 90 até os dias atuais, Britney conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo - verdadeiro exército que faz de tudo para defender sua musa inspiradora.

É certo que Britney não é a mesma menininha que enlouquecia os jovens vestida como uma colegial safada no clipe de Baby One More Time, mas nem por isso podemos dizer que ela perdeu as qualidades que a tornaram famosa.



Tudo começou a mudar depois do surto que ela teve ao raspar o cabelo e agredir um fotógrafo anos atrás. Depois disso, veio a vergonhosa apresentação no VMA (Vídeo Musica Awards) de 2007. E a partir dali, foi ladeira abaixo.

Passando por muitos problemas pessoais, relações conturbadas e situações embaraçosas, muitos apostavam que ela desistiria de sua carreira. A verdade é que ela deu – e continua dando – a volta por cima.

Quem assistiu aos shows realizados em novembro aqui no Brasil pode perceber uma Britney diferente. O playback continua lá, mas já não incomoda tanto.

O corpo também mudou, mas está longe de ser a abominação que a mídia pinta por aí. Britney não tem mais aquela barriguinha seca e sarada que fazia os meninos delirarem, mas está com o corpo de uma mulher normal. Nem gorda, nem magra. Está gostosa.
A dança, sua maior habilidade, também não é a mesma, mas nem por isso decepciona. Britney parece se divertir quando está em cima do palco. E é tão bom dançar ouvindo e assistindo alguém que está curtindo seu próprio som!

Britney se apresentou em na capital paulistana pela primeira vez no último dia 18 de novembro.

O R7 passou um dia com os fãs que, para ter certeza de que conseguiriam um bom lugar para assistir ao show, acamparam por um mês na porta da Arena Anhembi - onde a apresentação aconteceu.

Nossa ideia era entender o que faz com que eles dediquem tanto tempo e esforço para estarem mais perto da cantora.
Com um esquema de escalas, esses fãs se organizaram numa espécie de revezamento diário, para não que não precisassem passar todos os dias ali na fila. Cada dia era um grupinho que ficava na porta comendo, dormindo, conversando, descansando,...

Gisele Barbaresco, de 23 anos, é cover oficial de Britney e esteve por lá. Ela diz que não dá ouvidos aos que criticam Britney.

- Se ela [Britney] não se importa com as críticas, por que nós iríamos nos importar? A gente desaprova muito do que ela fez, como as drogas e a bebida, porque queremos ela sempre saudável e trabalhando. Nós somos fãs por ela ser um ícone, por tudo que ela já foi e por tudo que ela representa.

Sobre o fato de Britney não cantar ao vivo, Gisele diz ficar surpresa com a reação das pessoas.

- Nunca foi segredo [o fato de] ela fazer playback. Não entendo a implicância que muitos têm com isso. O show dela é um espetáculo, é o visual.
Nathália Coelho, 18 anos, ressalta que o preconceito com que muita gente vê Britney Spears é desnecessário.

- Se você não gosta da Britney, vá atrás de algo que te faça bem. Eu não sei explicar o que sinto por ela. Ela mexe comigo. Isso é mais que amor.

Maria Paula Achcar, de 17 anos, conta que Britney é uma inspiração para ela.

- Ela me motiva a ser forte. Ela superou todos os problemas e isso nos inspira. Fã que é fã, não larga seu ídolo por motivo nenhum. Cada um vê aquilo que quer ver e nós vemos o lado positivo dela.

Britney está mesmo diferente, mas isso não quer necessariamente dizer algo ruim.

Na música Circus, Britney canta que só existem dois tipos de pessoas no mundo: as que sabem entreter e as que assistem. Com todos os seus defeitos, a cantora, com certeza, faz parte do primeiro grupo.

Se ela seguirá honrando eternamente o seu título de princesinha, ainda é cedo para dizer. Certo é que ela continuará lutando por seu posto de diva do pop por muito e muito tempo ainda.