domingo, 12 de fevereiro de 2012

Morre Whitney Houston aos 48 anos.



Whitney Houston morreu neste sábado (11) aos 48 anos, em um quarto de hotel em Beverly Hills, nos Estados Unidos. A morte foi confirmada por sua representante, Kristen Foster, porém a causa é desconhecida.

Uma pessoa do círculo da cantora disse que Whitney estava inconsciente na banheira de sua suíte no Beverly Hilton Hotel antes das 15h30 (horário de Los Angeles - 21h30 de Brasília), momento no qual os serviços de emergência foram alertados.

Apesar da rápida resposta dos paramédicos, que tentaram reanimá-la durante cerca de 20 minutos, Whitney foi oficialmente declarada morta às 15h55.

O corpo de Whitney foi identificado por seus familiares. Por volta da meia noite de sábado (horário de Brasília), ele ainda permanecia na suíte, onde investigadores trabalhavam.

De acordo com Mark Rosen, policial responsável pelo caso, não havia nenhum sinal de qualquer ato criminal no quarto de hotel.

Sua última aparição pública foi na quinta-feira (9), em uma festa do Grammy em Hollywood. Whitney aparentava estar alcoolizada quando deixou o local com ajuda de uma pessoa.

Ganhadora de seis prêmios Grammy, com mais de 200 milhões de discos vendidos, a cantora americana passou anos batalhando contra o vício em drogas e álcool. Whitney se preparava para estrelar o filme Sparkle e havia se oferecido a se tornar júri do programa musical The X Factor.

Entre outros prêmios, ela ganhou dois Emmy Awards, 22 American Music Awards e 30 Billboard Music Awards, totalizando 415 prêmios conquistados em sua carreira até 2010.

Nos anos 1980, a cantora se tornou uma das mais vendidas do mundo. Entre seus maiores sucessos estão How Will I Know, Saving All My Love For You e I Will Aways Love You, trilha sonora do filme O Guarda-Costas (1992), no qual também atuou ao lado de Kevin Costner.

Whitney deixa uma filha, Bobbi Kristina, fruto do relacionamento com Bobby Brown. Os dois foram casados de 1992 a 2007.

Saiba um pouco mais sobre a carreira dessa grande cantora depois do pulo.




Carreira

Nascida em Newark, no estado de Nova Jersey, em 9 de agosto de 1963, Whitney Elizabeth Houston começou a cantar com o coral gospel júnior aos 11 anos de idade. Ela era filha da cantora Cissy Houston e afilhada de Aretha Franklin.

Pouco tempo depois, a cantora passou a atuar ao lado da mãe em casas noturnas da cidade de Nova York, onde acabou sendo descoberta por Clive Davis, empresário da Arista Records.

Seu álbum de estreia, intitulado Whitney Houston, foi lançado em 1985 e se tornou o álbum de estreia mais vendido por uma artista feminina, com 25 milhões de cópias comercializadas.

Em 1987, foi a vez dela lançar Whitney, que trouxe um novo recorde: tornou-se o primeiro álbum de uma artista feminina a estrear em primeiro lugar na parada da revista Billboard.

Em seguida veio I'm Your Baby Tonight, em 1990. O trabalho dividiu a opinião do fãs, por trazer músicas mais dançantes e diferente de seus trabalhos anteriores. Mesmo assim, o disco vendeu mais de 13 milhões de cópias.

Com seus problemas com drogas cada vez mais aparentes, Whitney ficou oito anos sem lançar nenhum material. Porém, My Love Is Your Love (1998), quarto álbum de estúdio, é considerado um dos melhores da cantora, com hits como Heartbreak Hotel e When You Believe. O disco vendeu mais de 15 milhões de cópias em todo o mundo.

Just Whitney..., de 2002, é um dos discos mais polêmicos de sua carreira, pois revela ainda mais seus problemas pessoas. No primeiro single, Whatchulookinat, a cantora critica as pessoas que davam sua carreira como terminada. A música repercutiu negativamente na época.

Seu último trabalho, I Look to You, de 2009, foi recebido positivamente pela critica, com dois singles I Look to You e Million Dollar Bill. O disco vendeu cerca de 5 milhões de cópias.

Estreia no cinema

O primeiro papel da cantora no cinema foi no filme O Guarda-Costas, de 1992, no qual fez um enorme sucesso como a protagonista.

A trilha sonora original do filme, cantada por ela, ganhou o Grammy de 1994 de Álbum do Ano. Seu primeiro single, I Will Always Love You, se tornou o mais vendido por uma artista feminina na história da música.

A cantora protagonizou todos os filmes em que trabalhou. Entre eles estão Falando de Amor (1995) e Um Anjo em Minha Vida (1996), no qual faz par romântico com Denzel Washington.

Pouco antes de sua morte, Whitney tinha finalizado de gravar o remake de Sparkle. Dirigido por Salim Akil, o filme é centrado em três irmãs que formaram um grupo musical no final dos anos 1950.

Com certeza essa é uma das piores perdas no cenario musical, depois de Amy e Michael.