domingo, 17 de junho de 2012

Review: Justin Bieber "Believe".



Ah, puberdade... primeiro uns pêlos aqui e ali, depois uma engrossada na voz e por fim, não necessariamente nesta ordem, a chegada da barba. O cantor canadense, Justin Bieber, chegou aos seus 18 anos e após emplacar hits como "Baby" e "One Time", Jus10 estava pronto para mostrar ao mundo que aquele Bieber de "My World" (e "My World 1.0", "My World 1.5", "My World 2.0", "My World e a Câmara Secreta" e "My World: O Retorno") tinha ficado no passado e para isso, estudou bastante sobre alguns nomes masculinos que marcaram a história do pop e correu para o estúdio, convencido de que faria todos acreditarem que ele realmente tinha se tornado um hominho.
O segundo álbum de inéditas do cantor (álbum natalino não conta, tá gente?!), intitulado "Believe", realmente marca uma nova fase na carreira do cantor e tudo isso, já havia ficado bem claro com o lançamento de seu primeiro single, "Boyfriend". Se querem realmente saber, o álbum é muito bom, mas é uma pena que Justin ainda não saiba transmitir toda essa qualidade quando está no palco ou atuando em um videoclipe, ainda. Enfim, podemos ir ao que interessa e dar uma boa analisada nesse novo material do cantor? Então vem com a gente que no final ainda temos uma nota para dar (e a visão do Google Tradutor quanto ao título das faixas)!




1. "All Around The World (feat. Ludacris)" - "Tudo Ao Redor do Mundo"
Depois de dividir os vocais com Ludacris em um de seus grandes hits. "Baby", Bieber não foi nem um pouco bobinho em chamar o rapaz para uma nova parceria, né?! O Luda, que também anda bem sumido, não perde a chance e claro, manda muito bem. A primeira faixa do novo álbum do Justin é uma farofa das boas e não me surpreenderia se a mesma ganhasse um remix com a participação do LMFAO.

2. "Boyfriend" - "Namorado"
Essa todo mundo conhece e já sabe cantar de cor, né?! A faixa, que foi o primeiro single desse novo material, é uma das mais "Timberleiskas" dessa produção e infelizmente, já ganhou seu videoclipe. Em "Boyfriend", Justin Bieber já mostra melhor que sua voz está dando uma engrossada e enquanto quer mostrar que amadureceu, ele vem falando de seu 'swag' e que pode ser o Buzz Lightyear. Era uma das minhas favoritas do álbum até o álbum vazar (risos).

3. "As Long As You Love Me (feat. Big Sean)" - "Tão Longo Que Me Ama"
Dubstep detectado. Por mais que muitos tenham se prendido ao fato da faixa ter o mesmo título de uma canção do Backstreet Boys, acho mais válido dar uma chance para ela, afinal, é uma das minhas preferidas deste álbum e essa junção de Jus10 com dubstep e Big Sean funcionou muito bem, sem contar que a letra da faixa também contribuiu bastante. Ponto para o Justin.

4. "Take You" - "Tira Você"
Dubstep detectado.² O Justin pode te levar para onde você quiser ir, bebê! Por mais que "Take You" seja bem repetitiva, a faixa também é muito boa. Nela, Justin se esforça para manter os vocais mais graves e se esforça para ganhar uma garota, que não parece estar muito afim dele. Clichê, mas interessante. Ah, "Take You" é uma semi-farofa, LMFAOlizando apenas no refrão. Tá?

5. "Right Here (feat. Drake)" - "Bem aqui, fio!"
Pra quem ainda não sabe, o álbum "Believe" conta com as participações de Big Sean, Ludacris, Nicki Minaj e o rapper Drake, que empresta suas rimas para "Right Here", mas é certo que essa não é a melhor parceria do álbum. Na faixa que conta com a participação do BFF da Rihanna, Justin Bieber se joga de cabeça no R&B, mas, erra em tentar dar uma copiada na voz do Drake. Pra quê chamar ele então, gente?! Bieber, retorne uma casa.

6. "Catching Feelings" - "Pega Sente"
Sabe aquela música que acaba não chamando muita atenção num CD?! Temos aqui uma faixa que se encaixa perfeitamente neste caso. A faixa é tipo a nova "U Smile" do Jus10 e caso esteja interessado em saber, não gosto nem um pouquinho de "U Smile". Só uma pergunta: cadê a voz "grossa", Bieber?!

7. "Fall" - "Queda"
Cadê sua voz "grossa", Sr. Justin?! "Quem fazê você se apaixonar pelo Justin?!", pergunta o cantor no refrão de "Fall". Na sétima faixa do álbum, Bieber se mantém na linha "é muito amor" da vida, que é mais ou menos sobre o que o álbum fala. A faixa lembra bastante uma outra música do cantor, "Pray", mas neste caso, a lembrança é bem positiva.

8. "Die In Your Arms" - "Morra Com Suas Armas"
Jackson 5? "Love On Top" da Beyoncé?!
O quê?! Justin Bieber? Mas e a voz grossa, produção?! Na primeira vez que escutei "Die In Your Arms", que até ganhou post aqui no blog, tive uma boa impressão, mas bastou escutar mais umas três vezes para ter certeza que ela não era tão boa o quanto eu pensava. É óbvio que eu não vou dizer que a faixa parece uma descartada do "Under The Mistletoe", né?!

9. "Thought Of You" - "Veio de Você"
Quando começou "Thought Of You", logo pensei: "p**ra, mais uma quase-natalina?!", mas não, bastou partir para o refrão e a faixa ganhar uma dose de farofa, na medida certa, para eu quase amá-la. "Thought Of You" é uma faixa dance muito bem disfarçada e se você escutá-la com fones de ouvido, poderá até sentir algumas semelhanças com alguns trabalhos do Usher. Sim, isso foi um elogio. (PS.: Voz grossa, cadê?!)

10. "Beauty And a Beat (feat. Nicki Minaj)" - "Beleza e uma Vadia"
OMG! Justin Bieber com Nicki Minaj?! Como não imaginei isso antes?! Nicki Minaj, tá trabalhando mais que a Rihanna, filha! Chegamos então à uma das melhores faixas do álbum. Em "Beauty And a Beat", Justin Bieber canta sobre tudo o que ele precisa para viver, que no caso, é Nicki Minaj, música e o modo como ela fica linda dançando. Tá, talvez ele não esteja falando da Nicki. Para suas rimas, Nicki Minaj faz a comportadinha e até dá uma citada na Selena Gomez, posso confessar que é meu atual vício?! "Min" deixa!

11. "One Love" - "Um Amô"
É na décima-primeira faixa que Justin volta a dar aquela forçadinha na voz e fica todo meloso, dizendo que só precisa de "um amor, um coração". A faixa é bacaninha, mas deverá enjoar fácil. Ah, me lembrou de "My Moment" da Rebecca Black. #prontofalei

12. "Be Alright" - "Tá Certinha"
Se você chegar até a décima-segunda faixa do álbum, estiver curtindo e não for uma Belieber, já deverá estar se preparando para se cortar, fazer o louco deprimido e xingar muito no Twitter, mas acalme-se, porque Justin Bieber disse que tudo vai ficar bem. As notas de "Be Alright" super lembraram aquelas músicas do Restart que repetem as mesmas notas no violão, sabe?

13. "Believe" - "Acredite"
Uma afirmação: a faixa treze é a melhor baladinha do álbum "Believe" e não me surpreende que seja essa a faixa-titulo do álbum. Lembra que falei sobre "Fall" me remeter à "Pray"? O mesmo pensamento também veio com "Believe" e acho que gosto mais dessa canção do que da própria "Pray", que era uma faixa que eu achava bonitinha. Deu pra entender que gostei muito dessa, né?! Talvez mais que de "Beauty And A Beat" e "Take You"... e "Thought of You".

14. "Out of Town Girl" - "Garota Fora da Cidade"
A versão standard do álbum "Believe" encerra coma faixa-título, qual já confessei meu amor acima, mas nós vamos de versão deluxe e prosseguimos com "Out of Town Girl", décima-quarta faixa do novo álbum do Bieber. Nessa faixa, Justin Bieber mostra um pouco do que aprendeu com seus amiguinhos (Ludacris, Chris Brown, Usher e companhia) e arrisca algumas rimas. A voz dele tá grossa, tá gente? E a faixa, é boa.

15. "She Don't Like Lights" - "Ela Não É Como Luzes"
Essa faixa não é uma das melhores do álbum, mas uma das que mais me chamou atenção, até porque, vem com um instrumental não muito comum e a brincadeira com os flashes de câmera, que entram no contexto da moçoila que está com ele não ser muito fã deles. Já sabemos que não estamos falando da cantora de "Hit The Lights", né?!

16. "Maria" - "José"
Fechando a versão deluxe do álbum "Believe", Justin Bieber vem de "Maria", que é a faixa composta sobre o caso daquela moça que disse ter um filho do cantor, Mariah Yeater. Para ser sincero, essa faixa foi o único motivo de eu ter falado sobre as faixas da versão deluxe nesta review e para mim, é A MELHOR DO ÁLBUM. Em "Maria", quem influencia Bieber é o Rei do Pop, Michael Jackson, e arrisco dizer que essa é a "Billie Jean" do Jus10. Exagerei?! Além do refrão mais que cativante e a letra, que é uma das melhores trabalhadas deste álbum, "Maria" conta ainda com um momento Britney Spears, em que Justin mostra o modo com que a mídia explorou esse assunto e ainda inclui um trecho de uma entrevista sobre o assunto, em que ele afirma nunca ter conhecido Mariah. Achei fantástico, desculpa sociedade!

Resumindo: Atualmente, não vejo em Justin Bieber aquele mesmo olhar inocente que tinha naquele garotinho que postava covers no Youtube, mas se ele queria mostrar que cresceu, conseguiu fazer isso muito bem em seu novo álbum, sua grande dificuldade ficará para expressar tudo isso nos palcos, até porque, a desnecessária forçada na voz não será fácil de se manter em frente ao grande público, não é mesmo?! Ah, é óbvio que os produtores envolvidos no álbum merecem seus créditos, mas, não usem isso como desculpa, dizendo que Bieber não deve ser lembrado pela qualidade do álbum, a propósito, o álbum tem lá suas musicas chatinhas, mas é muito bom sim. Ponto para o Jus10!

(E fãs do Bieber, desculpem as brincadeiras durante a review, tá? Foi tudo feito com muito amor.)